APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "L"

leme direcional
Definição1
(a) Superfície de comando para controlar o movimento em guinada de uma aeronave mais leve que o ar; (b) parte do estabilizador de um balão-papagaio que fornece estabilidade somente em guinada.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Definição2
Leme cuja função é determinar a variação da direção do vôo de um avião. Em geral o leme de direção é instalado na região posterior da fuselagem e faz parte da deriva.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 180-1003: identificação de propriedade de material aeronáutico do DAC. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC180_1003.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
c) Leme direcional: deve ser pintado em toda a sua superfície, em ambos os lados, com três faixas verticais, a anterior em cor "verde bandeira", a central, eqüidistante das demais, em cor "azul bandeira" com largura de 3 (três) centímetros e a posterior em cor "amarelo bandeira" (ver Anexo nº3). Caso existam imposições técnicas que impeçam a pintura na superfície do leme direcional, a mesma deverá ser substituída por pintura ou adesivo com a mesma disposição de cores, de forma retangular e afixados em ambos os lados da deriva vertical acima do emblema do DAC (ver Anexo nº3).
Subárea
Estrutura da Aeronave
Subárea2
leme de direção
Imagem
 

 La maniobra de guiñada se realiza con el timón de dirección.

La maniobra de guiñada se realiza con el timón de dirección.

Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Ayaw.gif