APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "I"

interferência
Definição1
Distúrbios causados na recepção rádio ou radar por sinais produzidos pelos fenômenos atmosféricos ou pelo funcionamento de equipamentos elétricos.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil. Rio de Janeiro, 1989.
Definição2
1 Distúrbios causados na recepção rádio ou radar por sinais propositais, pelos fenômenos atmosféricos, pelo funcionamento de máquinas elétricas, etc.; 2 Influência aerodinâmica de dois ou mais corpos sobre um terceiro. É a ação aerodinâmica recíproca entre dois ou mais corpos; 3 Em se tratando de radar, são sinais confusos ou traços apresentados na tela causados por aparelhos elétricos instalados nas proximidades, fenômenos atmosféricos ou por outro aparelho de radar operando em frequência muito próxima e instalado nas vizinhanças.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
ARAÚJO, João Richard Barcelos. Inglês técnico: técnicos em manutenção de aeronaves. [S.l]: [s.n.], [200-]. 100 p.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRCEA 121-3: inspeção em voo para as estações DF. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3717. Acesso em: 08 out. 2014.
Contexto
O analisador de espectro deverá ser usado toda vez que houver suspeita de interferência de radiofrequência no espectro utilizado, a fim de pesquisar a existência de irradiação eletromagnética indesejável. Se for constatada interferência, deverá ser informado no Relatório Imediato de Inspeção em Voo: nível de sinal da interferência, coordenadas de onde foi encontrada (ou localização), altitude e tipo de interferência (ruído, radiodifusão, conversa celular etc.).
Subárea
Telecomunicações Aeronáuticas