APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "H"

hélice de passo variável
Definição1
Hélice que permite a mudança do passo quando em rotação.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15971-4: aeronáutica – vocabulário – parte 4: propulsão aeronáutica. Rio de Janeiro, 2011. 44 p.
Definição2
Hélice de avião do tipo que permite o ajuste do ângulo da pás durante o funcionamento do motor.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 35: requisitos de aeronavegabilidade: hélices. Brasília, 2012. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC35EMD08ingl%C3%AAs- port.PDF. Acesso em: 15 jan. 2013.
Definição3
Hélice cujas pás podem ser ajustadas, geralmente em duas posições: uma para aterrar e deslocar e outra para obter um desempenho econômico em velocidade de cruzeiro.
Nota adicional1
O mecanismo para controlar as pás pode ser operado manualmente por meios mecânicos ou através de mecanismos elétricos ou hidráulicos. Os ângulos das pás podem ser ajustáveis a duas posições, uma baixa e uma alta, para uma rápida subida e alta velocidade respectivamente, ou ainda pode haver caso de variedade de multiposição, isto é, qualquer ajuste possível do passo dentro de certos limites. Uma hélice de passo variável é capaz de ser operada no mais eficiente ângulo de passo para todas as velocidades de voo e condições de supercargas do motor. Os ângulos das pás de hélice de passo variável podem ser automaticamente controláveis. [F2]
Nota adicional2
Pode ser de um dos seguintes tipos: a) hélice de duas posições; b) hélice de velocidade constante; c) hélice de passo bandeira e d) hélice reversível. [F2]
Contexto
35.40 Ensaio funcional O sistema de hélice de passo variável deve ser submetido aos ensaios funcionais aplicáveis desta seção.
Subárea
Estrutura da Aeronave
Imagem

 A Hamilton Standard variable pitch propeller on a 1943 model Stinson V77 Reliant.

A Hamilton Standard variable pitch propeller on a 1943 model Stinson V77 Reliant.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Stinson_V77_Reliant_CF-CAJ_02.JPG