APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< alcance específico | alcance visual da pista | alerta de bomba >>
Back to: "A"

alcance visual da pista
Definição1
Distância na qual o piloto de uma aeronave, que se encontra sobre o eixo de uma pista, pode ver os sinais de superfície da pista, luzes limitadoras da pista ou luzes centrais da pista.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Distância na qual o piloto de uma aeronave, que se encontra sobre o eixo de uma pista, pode ver os sinais de superfície de pista, luzes determinadoras ou luzes centrais da pista.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3208: instruções referentes à concessão da qualificação de operação ILS CAT II para pilotos. Rio de Janeiro, 1986. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2011.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-24: elaboração de procedimentos de navegação aérea. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2567. Acesso em: 16 ago. 2011.
Nota adicional1
Sigla em inglês: RVR
Contexto
2.2.4 MÍNIMOS OPERACIONAIS DE AERÓDROMO   Limites de usabilidade de um aeródromo, expressos, de acordo com o tipo de procedimento, em termos de alcance visual da pista (RVR) e/ou visibilidade, DA/H, MDA/H e, se necessário, condições de nebulosidade (Teto).
Subárea
Meteorologia Aeronáutica
Imagem

 Transmissometer providing runway visual range information.

Transmissometer providing runway visual range information.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Transmissometer.jpg