APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< fumaça | fuselagem | galley >>
Back to: "F"

fuselagem
Definição1
Estrutura de forma aproximadamente aerodinâmica que abriga a tripulação, passageiros ou carga, e à qual são fixadas as asas, as superfícies da cauda, e onde são montados os motores da maioria das aeronaves. Em alguns modelos as superfícies da cauda são presas aos prolongamentos das vigas ou longarinas da cauda e a fuselagem é simplesmente uma estrutura fuselada para abrigar a tripulção, etc., em cujo caso ela é geralmente chamada de nacela ou corpo de avião.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Guia do passageiro: tudo o que você precisa saber para fazer uma boa viagem. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.infraero.gov.br/images/stories/guia/2014/guiapass ageiro2014_portugues.pdf Acesso em: 06 ago. 2014.
Contexto
Por que ocorre a turbulência nos voos? Turbulência é um fenômeno atmosférico que faz o avião balançar e variar levemente a altitude, sendo mais comum quando se ultrapassa uma camada de nuvens. Mas pode ocorrer também com céu limpo. Pode ser causada por correntes térmicas ou convectivas, diferenças no relevo, variação na velocidade do vento ao longo de uma zona frontal ou alterações na temperatura e pressão atmosférica. Os aviões podem evitar zonas de turbulência com o uso de radares meteorológicos, que indicam as nuvens mais densas. As aeronaves são concebidas para suportar raios e relâmpagos. Quando um raio atinge um avião, passa por sua fuselagem sem comprometer a segurança de voo. Durante a viagem, permaneça sentado e com os cintos afivelados, principalmente quando for dado o aviso no avião (avisos luminosos sobre as poltronas e/ ou comunicado pela tripulação). Se estiver no sanitário ou corredor do avião, retorne imediatamente ao seu assento. Durante turbulência, o serviço de bordo também é interrompido.
Subárea
Estrutura da Aeronave
Imagem

 Fuselagem de um Boeing 737 em marrom.

Fuselagem de um Boeing 737 em marrom.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:737-700f.gif