APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

<< filtro de ar | filtro de combustível | filtro de óleo >>
Back to: "F"

filtro de combustível
Definição1
Aparelho localizado em um ou mais lugares num sistema de combustível, para capturar qualquer matéria estranha ou água que devam se encontrar no sistema. Um filtrador está sempre localizado no ponto mais baixo do sistema; ele é chamado de filtrador mestre.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 29 abr. 2015.
Contexto
(b) Tela ou filtro de combustível. Para aviões com motores turboélice aplica-se o seguinte: (1) deve haver uma tela ou filtro de combustível entre a saída do tanque e o dispositivo medidor de combustível do motor. Em adição, a tela ou filtro deve: (i) ficar entre a saída do tanque e a entrada da bomba com deslocamento positivo acionada pelo motor, caso exista tal bomba; (ii) ser acessível para drenagem e limpeza e, para o elemento filtrante, ser facilmente removível; e (iii) ser montado de modo que seu peso não seja suportado pelas linhas a ele conectadas ou pelas conexões de entrada e saída da tela ou filtro propriamente dito.
Subárea
Motores
Broader Term
filtro