APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "E"

espaço aéreo
Definição1
Projeção de todo território terrestre, fluvial, lacustre e marítimo brasileiro,tendo o Estado absoluta e exclusiva soberania sobre o mesmo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. RBHA 47: funcionamento e atividades do registro aeronáutico brasileiro. Rio de Janeiro, 2003. 46 p. (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica)
Definição2
Meio-ambiente onde se desenvolvem todas as atividades aeronáuticas.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. RBHA 47: funcionamento e atividade do Sistema de Registro Aeronáutico Brasileiro. Funcionamento e atividade do Sistema de Registro Aeronáutico Brasileiro. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBHA47CONSOLIDADO.PDF. Acesso em: 14 dez. 2010.
Contexto
3 - DETENÇÃO DE AERONAVE - ação pela qual poderá ser retida a aeronave pelas autoridades aeronáuticas, fazendárias ou da polícia federal, se voar no espaço aéreo brasileiro com infração das convenções ou atos internacionais, ou das autorizações para tal fim; se, entrando no espaço aéreo brasileiro, desrespeitar a obrigatoriedade de pouso em aeroporto internacional; para exame dos certi- ficados e outros documentos indispensáveis; para verificação de sua carga no caso de restrição legal (art. 21 do CBAer) e para averiguação de ilícito.
Subárea
Controle do Espaço Aéreo
Narrower Term
espaço aéreo com serviço de assessoramento
espaço aéreo condicionado
espaço aéreo controlado
espaço aéreo segregado