APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "E"

envergadura
Definição1
a) [de uma aeronave.] A distância entre as pontas da asa; b) [de um aerofólio.] O comprimento ao longo de uma linha especificada.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Definição2
Máxima distância medida paralela ao eixo lateral, de ponta a ponta de um aerofólio, de uma asa de avião (inclusive os ailerões) ou de um estabilizador (inclusive os profundores). É também usada para designar a dimensão do comprimento de uma viga ou distância entre suportes. Distância máxima da raiz à ponta da pá da hélice.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Contexto
4.2 Nos casos em que a envergadura e ailerons da aeronave precedente se estendem para além do campo de fluxo de rotação do vórtice, o comando de contra rotação é geralmente eficaz e a rolagem induzida é mínima. É mais difícil para aeronaves com envergadura menor (em relação à aeronave que gera o vórtice) contrariar a rolagem induzida pelo vórtice de esteira de turbulência. Pilotos de aeronaves de menor envergadura, mesmo que sejam de desempenho maior, devem estar especialmente alertas para encontros com vórtices de esteira de turbulência. A esteira de turbulência de aviões maiores exige o respeito de todos os pilotos.
Subárea
Aviação Geral
Narrower Term
envergadura da asa
Imagem

 The distance A to B is the wingspan of this Aer Lingus Airbus A320.

The distance A to B is the wingspan of this Aer Lingus Airbus A320.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Aer.lingus.a320-200.ei-cva.planform.arp.jpg