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- Definição1
- Bocal na parte dianteira do motor por onde o ar é acionado.
- Fonte1
- CAMPOS, M. C.; PAIVA, P. T.; PRICEVICIUS, T.; VARANDA, T. V. C. Glossário de aviação. São Paulo: Núcleo de Estudos de Tradução, 2002.
- Definição2
- Juntamente com a entrada de ar do motor, serve para fornecer um suprimento de ar de alta energia e relativamente livre de distorção, e na quatidade requerida, á face do compressor do motor a jato. o duto de entrada possui duas funções em relação ao motor e uma em relação à aeronave: primeiro, ele precisa ser capaz de de recuperar o máximo possível da pressão total da corrente de ar livre e transmitir essa pressão à fronte do motor, com um mínimo de perda de pressão ou diferencial. Isto é conhecido como RAW RECOVERY ou, algumas vezes, TOTAL PRESURE RECOVERY. Segundo, o duto precisa entregar o ar à entrada do compressor uniformemente e com o mínimo possível de turbulência e variação de pressão. Em relação à aeronave, o duto precisa manter num mínimo o efeito de arrasto aerodinâmico que ele próprio dá origem.
- Fonte2
- DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469