APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "H"

hot spot
Sinônimos - Português
ponto de risco de colisão
Definição1
Hot spot significa localizações na área de movimento do aeródromo que possuam risco histórico ou potencial de colisão ou incursão em pista e onde os pilotos e condutores de veículos necessitam de maior atenção.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 153: aeródromos: operação, manutenção e resposta à emergência. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC153EMD00.pdf. Acesso em: 06 maio 2016.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas IFR. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=4014. Acesso em: 11 maio 2016.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 153-109 Revisão A: Sistema de orientação e controle da movimentação no solo - SOCMS. Brasília, 2015. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/IS/2015/IS153-109A.pdf. Acesso em: 06 mai. 2016.
Nota adicional1
O hot spot possui uma história ou um potencial para incursão em pista ou incidentes aeronáuticos devido a uma variedade de causas, tais como: layout do aeroporto, fluxo do tráfego, sinalização horizontal, vertical e luzes, consciência situacional e treinamento. Recomenda-se que se identifique o hot spot no aeroporto, atribua-se uma designação sequencial a ele (HS 1, HS 2, etc.) e que ele seja exibido na carta de movimento de solo (GMC), ou no RMK do ROTAER, ou no AIP Brasil com uma breve descrição dele.
Contexto
São representados os seguintes dados do aeródromo: (…) d) quando estabelecidos, pontos de risco de colisão (hot spot), com informações adicionais devidamente indicadas; NOTA: As informações adicionais relativas aos pontos de risco de colisão podem ser indicadas em formato de tabela, na frente ou no verso da carta.
Subárea1
Infraestrutura Aeroportuária
Inglês
hot spot