APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< fenestron | ficha de progressão de voo | filamento contínuo >>
Back to: "F"

ficha de progressão de voo
Definição1
Destina-se ao registro de dados e de progressão de voos de aeronaves.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRCEA 100-68: instruções para o preenchimento de fichas de progressão de voo (FPV) IEPV 100-37 e IEPV 100-38. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4084. Acesso em: 11 mai. 2016.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MCA 63-15: proteção ao voo: manual de fatores humanos no gerenciamento da segurança operacional no SISCEAB. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3838. Acesso em: 11 mai. 2016.
Nota adicional1
Sigla em Português: FPV.
Contexto
As fichas de progressão de voo eletrônicas têm um potencial significativo, em termos de assistência automatizada, na manutenção da consciência situacional do ATCO. Porém, como o mesmo acontece com as fichas de progressão de voo de papel (FPV), o desafio para os projetistas dos sistemas é identificar quais elementos da consciência situacional do controlador, favorecidos pela FPV de papel, podem ser transpostos para um formato eletrônico e qual a melhor forma de se conseguir isso.
Subárea1
Controle de Tráfego Aéreo
Inglês
flight progress strip