APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "V"

velocidade mínima de controle no solo
Definição1
Velocidade tomada ainda durante a corrida para decolagem, na qual a controlabilidade da aeronave, por meios exclusivamente aerodinâmicos, demonstra-se adequada para prosseguir com segurança a decolagem, quando o motor crítico se torna repentinamente inoperante.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 00-002 Revisão A: Fichas de Avaliação de Piloto - FAP. Fichas de Avaliação de Pilotos - FAP. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS00-002A.PD. Acesso em: 06 maio. 2016.
Nota adicional1
Sigla em inglês: Vmcg.
Contexto
Quando o examinando for o segundo em comando, o mesmo deve ser avaliado tanto operando a aeronave na condição de pilot flying (realizando todas as operações possíveis do seu assento) como também na condição de pilot not flying (assessorando o piloto em comando), sendo que, na decolagem, caso não possua o controle direcional no solo, este deve executar os procedimentos constantes da lista de verificação, assumindo o controle do avião quando este atingir a Vmcg (velocidade mínima de controle no solo), mediante coordenação com o piloto em comando.
Subárea1
Pilotagem
Inglês
minimum control speed on the ground