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- Fonte1
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MCA 64-3: manual de coordenação de busca e salvamento aeronáutico, 2005. Disponível em: https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=4161. Acesso em: 23 nov. 2018.
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-37: serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3954. Acesso em: 06 ago. 2014.
- Nota adicional1
- A frequência 2182 kHz é útil principalmente para comunicações entre aeronaves e navios, por ser a frequência de emergência mais comumente utilizada entre estações móveis da Força Aérea e da Marinha. (MCA 64-3)
- Contexto
- No Brasil, as seguintes frequências internacionais são consignadas à rede SAR: a) 500 kHz (MF-CW) – Internacional de Socorro e Chamada em Radiotelegrafia. b) 2182 kHz (MF-V) – Radiotelegrafia c) 3023,5 kHz (HF-V) – HF Internacional na Cena do Incidente SAR. d) 5680 kHz (HF -V) – HF Internacional na Cena do Incidente SAR e) 8364 kHz (HF-CW) – Internacional de Baleeiras Salva-vidas, de Balsas Salva-vidas e Embarcações de Sobrevivência f) 121.5 MHz (VHF-AM) – Internacional Aeronáutica de Emergência g) 123.1 MHz (VHF-AM) – VHF Internacional Aeronáutica na Cena h) 138.78 MHz (VHF-AM) – VHF-DF Operação SAR combinada na cena não disponível em casos comuns i) 156.8 MHz FM (VHF-FM) – Internacional de Chamada de Segurança para o Serviço móvel marítimo na faixa VHF-FM j) 243.0 MHz (VHF-AM) – Internacional Aeronáutica na cena k) 282.8 MHz (VHF-AM) – Operação SAR combinada na cena e UHF-DF.
- No caso de falha total do equipamento rádio de solo usado pelo ATC, o controlador deverá (…) tentar estabelecer radiocomunicação na frequência de emergência 121.5 MHz.
- Subárea1
- Segurança da Aviação/Operacional
- Related Term
- aeronave em perigo
- fase de perigo
- mensagem de socorro
- sinal de socorro
- tráfego de socorro
- Inglês
- distress frequency