APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "R"

rotor
Definição1
Conjunto de aerofólios rotativos em aeronaves de asas rotativas.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Componente de rotação de um compressor centrífugo, onde as palhetas estão adequadamente dispostas.
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15971-4: aeronáutica - vocabulário - parte 4: propulsão aeronáutica. Rio de Janeiro, 2011. 44 p.
Definição3
1. Asa rotativa em torno de eixo essencialmente vertical, cuja velocidade no ar decorre da translação da aeronave e/ou da rotação desta asa. 2. Sistema de aerofólios radialmente dispostos e que pelo movimento de rotação produz sustentação. É empregado no giroplano e no helicóptero, ou seja, nos giroaviões.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 06/14: aproximações visuais e decolagens com separação visual para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR). Rio de Janeiro, 2014.
Contexto
Em um voo pairado ou em um táxi lento perto da superfície, o rotor(es) principal de um helicóptero gera ventos descendentes, produzindo vórtices que se afastam em alta velocidade para uma distância de aproximadamente três vezes o diâmetro do rotor.
Subárea1
Aeronaves
Related Term
hélice de helicóptero
rotor principal
Inglês
rotor
Imagem