APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

projeto de tipo
Definição1
Projeto de tipo consiste de: (a) desenhos e especificações, incluindo uma listagem daqueles necessários para definir a configuração do produto e as características de projeto que devem ser demonstradas como atendendo aos requisitos do RBAC aplicável ao produto; (b) informações sobre dimensões, materiais e processos necessárias à definição da resistência estrutural do produto; (c) seção de limitações de aeronavegabilidade das instruções para aeronavegabilidade continuada; (d) para aeronaves categoria primária, se desejado, programas especiais de inspeções e de manutenção preventiva elaborados para permitir sua execução por piloto/proprietário adequadamente treinado e qualificado pela ANAC; e (e) quaisquer outros dados necessários para permitir, por comparação, a determinação da aeronavegabilidade, das características de ruído e de drenagem de combustível e de emissões de escapamento de avião.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 21: certificação de produto aeronáutico. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/resolucao/2011/RBAC21EMD0 1.pdf. Acesso em: 23 jun. 2014.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3507: normas e procedimentos para a confecção e aprovação de listas mestras de equipamentos mínimos (MMEL) e de listas de equipamentos mínimos (MEL). Rio de Janeiro, 1998. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3507.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Contexto
Os requisitos de aeronavegabilidade utilizados para aprovação do projeto de tipo de aeronaves estabelecem invariavelmente que cada equipamento instalado nas mesmas deve funcionar apropriadamente.
Subárea1
Aeronavegabilidade
Related Term
tipo
Inglês
type design