APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< sistema de freios eletrônicos | sistema de gerenciamento da segurança operacional | sistema de gerenciamento de voo >>
Back to: "S"

sistema de gerenciamento da segurança operacional
Definição1
Sistema que apresenta objetivos, políticas, responsabilidades e estruturas organizacionais necessárias ao funcionamento do Gerenciamento da Segurança Operacional, de acordo com metas de desempenho aceitas pelo DECEA, contendo os procedimentos para o Gerenciamento do Risco.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-26: gerenciamento de risco à segurança operacional (GRSO) no SISCEAB. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição2
Sistema que apresenta os objetivos, políticas, responsabilidades e estruturas organizacionais necessárias ao funcionamento do Gerenciamento da Segurança Operacional, de acordo com metas de desempenho aceitas pelo DECEA, contendo os procedimentos para o Gerenciamento de Risco.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. DCA 63-3: diretriz para implantação de sistemas de gerenciamento da segurança operacional (SGSO) no SISCEAB. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2011.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 145: organizações de manutenção de produto aeronáutico. Emenda 01. Brasília, 2014. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC145.pdf. Acesso em: 06 mai. 2016.
Nota adicional1
Sigla em português: SGSO.
Contexto
Cada organização de manutenção certificada deve submeter à aceitação da ANAC um plano de implementação de um Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional – SGSO, adequado ao seu porte e à complexidade de suas operações. (Redação dada pela Resolução nº 308, de 06.03.14)
Subárea1
Segurança da Aviação/Operacional
Inglês
safety management system