APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

compressibilidade
Definição1
(fis) Propriedade de uma substância que lhe permite ser comprimida. (aer) Condição quando o ar ou outro fluido tenha sido comprimido, tal como quando o ar, ou outro fluido, passa através de uma onda de choque, especialmente com referência ao ar ao redor ou de encontro a um avião voando em grandes velocidades.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 29 abr. 2015.
Contexto
A135.10 Manual de voo da aeronave (a) Geral. O Manual de Voo da Aeronave (AFM ou RFM) deve ser elaborado em conformidade com os requisitos do RBAC 23. Em adição, os limites de operação e as informações sobre desempenho dos parágrafos (b) e (c) desta seção devem ser incluídas. (b) Limitações de operação. O Manual de Voo da Aeronave (AFM ou RFM) deve incluir as seguintes limitações: (1) limitações de velocidade. (i) a velocidade máxima limite de operação, VMO / MMO, e uma informação enfatizando que esse limite de velocidade não pode ser deliberadamente excedido em qualquer regime de voo (subida, cruzeiro ou descida), a menos que velocidades maiores sejam autorizadas para ensaios em voo ou treinamento de piloto; (ii) se uma limitação de velocidade for estabelecida em termos de efeitos de compressibilidade, uma informação enfatizando tais efeitos e os sintomas, comportamento provável do avião e procedimentos recomendados para recuperação; e (iii) os limites de velocidade expressos em termos de VMO / MMO no lugar de VNO e VNE.
Subárea1
Aerodinâmica
Related Term
compressibilidade adiabática
Inglês
compressibility