APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "I"

incidente grave
Definição1
Incidente aeronáutico envolvendo circunstâncias que indiquem que houve elevado potencial de risco de acidente relacionado à operação de uma aeronave tripulada, havida entre o momento em que uma pessoa nela embarca com a intenção de realizar um voo, até o momento em que todas as pessoas tenham dela desembarcado. No caso de uma aeronave não tripulada, toda ocorrência havida entre o momento que a aeronave está pronta para se movimentar, com a intenção de voo, até a sua inércia total pelo término do voo, e seu sistema de propulsão tenha sido desligado
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. NSCA 3-13: protocolo de investigação de ocorrências aeronáuticas da aviação civil conduzidas pelo estado brasileiro. Rio de Janeiro, 2014.
Definição2
Incidente ocorrido sob circunstâncias em que um acidente quase ocorreu. A diferença entre o incidente grave e o acidente está apenas nas consequências.
Fonte2
GLOBAL AVIATION. Informativo Especial Nº 003/2015. Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional, 11 de agosto de 2015.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 120: programas de prevenção do uso indevido de substâncias psicoativas na aviação civil. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/transparencia/pdf/BPS%202011/21/BPSv 6n21Sanexo.pdf. Acesso em: 16 nov. 2011.
Nota adicional1
A diferença entre o incidente grave e o acidente está apenas nas consequências.
Contexto
Evento de segurança operacional significa acidente, incidente grave, incidente, ocorrência de solo, ocorrência anormal ou qualquer situação de risco que tenha o potencia l de causar dano ou lesão ou ameace a viabilidade da operação de uma empresa responsável.
Subárea1
Segurança da Aviação/Operacional
Related Term
incidente
risco crítico
Inglês
serious incident