APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

sistema de navegação inercial
Definição1
Tipo de órbita descrita por todos os corpos celestes, de acordo com as leis de Kepler dos movimentos celestes. Isto se aplica a todos os satélites e espaçonaves, desde que não estejam sob qualquer tipo de força propulsiva, sendo que sua força direcional é dada pelo momento (físico), no instante em que cessa a força propulsiva.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Definição2
Sistema autônomo de navegação a bordo de certas aeronaves que permite obter e determinar a posição em relação ao ponto de partida em latitude e longitude, por meio do processamento de dados fornecidos or giroscópios e acelerômetros. Seu uso mais corrente é de complementação do sistema de posicionamento global por satélite.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (BRASIL). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV .PDF. Acesso em: 06 mai. 2016.
Nota adicional1
Sigla em inglês: INS.
Nota adicional2
Comparar com AINS.
Contexto
Se um detentor de certificado resolver usar um sistema de navegação inercial, ele deve ser, pelo menos, redundante (incluindo computadores de navegação e unidades de referência). Pelo menos dois sistemas devem estar operativos na decolagem. O sistema redundante pode consistir em duas unidades INS ou uma unidade INS e outra Doppler.
Subárea1
Auxílio à Navegação Aérea
Inglês
inertial navigation system