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- Fonte1
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. MCA 58-3: manual do curso piloto privado - avião. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/arquivos/pdf/MCA58-3.pdf. Acesso em: 13 fev. 2015.
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 61: licenças, habilitações e certificados para pilotos. Emenda 03. Brasília, 2012. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC61EMD03.pdf. Acesso em: 13 fev. 2015.
- Contexto
- Decolagem e pouso em pista de piso mole - A corrida de decolagem deve ser feita com um ângulo de ataque relativamente alto, para aliviar o máximo possível o peso das rodas principiais. - A roda do nariz ou a bequilha (roda da cauda) deve ser levantada e mantida no ar o mais cedo possível. - O avião deve flutuar com a velocidade mínima de controle (aproximadamente a velocidade de estol sem motor) e o ângulo de ataque deve, então, ser suavemente reduzido (aliviado), para atingir a velocidade de melhor ângulo de subida, assim que o avião ganhar alguns pés de altura acima da superfície. - Os pousos em pistas com piso mole devem ser realizados com o avião tocando o solo a uma velocidade tão baixa quanto possível e mantendo- se a cauda baixa o mais cedo possível na corrida. - Os flapes devem ser usados nos pousos e decolagens, tanto em campo curto quanto em pista com o piso mole, de acordo com as recomendações do manual de vôo do avião.
- Subárea1
- Pilotagem
- Related Term
- ângulo de subida ótima
- ângulo máximo de subida
- Inglês
- climb angle