APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

alerta falso
Definição1
São os sinais oriundos de fontes interferentes na banda 406 - 406.1 MHz, ou sinais de alerta oriundos de ativação de balizas 406 MHz que não correspondam a uma situação de perigo real.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRCEA 64-1: busca e salvamento - glossário de termos de busca e salvamento aeronáutico. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3649. Acesso em: 15 maio 2014.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MCA 64-3: manual de busca e salvamento (SAR). Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3682. Acesso em: 09 dez. 2014.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
Muitas balizas são ativadas acidentalmente quando estão em armazéns ou em trânsito. Esses falsos alertas desencadeiam, invariavelmente, uma ação de busca. Daí a importância do proprietário poder ser identificado e contatado, para descontinuar a emissão do falso alerta e para que os esforços SAR sejam empregados na localização e salvamento dos eventos SAR reais.
Subárea1
Busca e Salvamento
Variante
falso alerta
Inglês
false alert