APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

aerofólio
Definição1
Corpo de formato aerodinâmico capaz de gerar sustentação e não criar arrasto excessivo; Corpo ou estrutura cuja forma permite obter uma reação aerodinâmica quando atravessa o ar.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Definição2
Corpo de forma destinada a produzir uma reação aerodinâmica normal à direção do movimento relativo, como uma asa, uma empenagem, etc.
Fonte2
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Nota adicional1
A definição de "aerofólio" é um tanto controversa: para muitos, trata-se de qualquer superfície aerodinâmica desenhada para obter reação útil do ar, através da qual ela se move, tal como acontece numa asa de avião, elerão ou leme direcional. Para certos puristas da aerodinâmica, o aerofólio representa todas as citadas superfícies, porém apenas teoricamente, ou seja, para estudos que consideram o fluxo bidimensional: modelo em escala reduzida representando a asa, para fins de estudo em túnel aerodinâmico; asa com perfil constante; superfície desenhada de tla maneira que o fluxo de ar em seu redor produz força de sustentação.
Nota adicional2
Tipos de aerofólios:aerofólio estável e aerofólio instável.
Subárea1
Aerodinâmica
Inglês
airfoil
Imagem

 Uma seção do aerofólio é exibida na ponta da aeronave Denney Kitfox, construída em 1991.

Uma seção do aerofólio é exibida na ponta da aeronave Denney Kitfox, construída em 1991.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Denney.kitfox.g-foxc.arp.jpg