APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "M"

manifesto de carga
Sinônimos - Português
manifesto de carga aérea
Definição1
Relação de carga preparada para ser examinada pela alfândega ou pelos órgãos de controle governamentais; documento onde constam detalhes da carga consignada a cada destino.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Definição2
Documento de rotina do transporte aéreo em que nele deve constar todas as cargas e cada uma destas especificadamente as quais irão ser transportadas pelo avião. Deve conter certos dados básicos como: 1. Número do conhecimento aéreo de cada carga; 2. Peso bruto; 3. Procedência e destino; 4. Documento de expedição da alfândega; 5. Valor da mercadoria; etc.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC135EMD00.PDF. Acesso em: 20 ago. 2014.
Nota adicional1
Cada detentor de certificado é responsável pela preparação e precisão de um manifesto de carga em duplicata contendo informações concernentes ao carregamento da aeronave. O manifesto deve ser preparado antes de cada decolagem e deve incluir: (1) o número de passageiros; (2) o peso total da aeronave carregada; (3) o peso máximo de decolagem permitido para o voo; (4) os limites do centro de gravidade; (5) o centro de gravidade da aeronave carregada, exceto que o centro de gravidade real não precisa ser calculado se a aeronave for carregada de acordo com um planejamento de carregamento ou outro método aprovado que garanta que o centro de gravidade da aeronave carregada está dentro dos limites aprovados. Nesses casos deve ser feita uma anotação no manifesto indicando que o centro de gravidade está dentro dos limites conforme um planejamento de carregamento ou outro método aprovado; (6) a matrícula de registro da aeronave ou o número do voo; (7) a origem e o destino; e (8) identificação dos tripulantes e as suas designações.
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Subárea1
Operações
Related Term
manifesto
manifesto de passageiros
Inglês
load sheet