APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< potência de decolagem | potência de saída nominal | potência do eixo >>
Back to: "P"

potência de saída nominal
Definição1
Potência de Saída Nominal significa a máxima potência/empuxo disponível para decolagem sob condições de dia padrão, conforme provado pela ANAC para o motor, incluindo, onde aplicável, a contribuição de reaquecimento, mas excluindo qualquer contribuição por injeção de água e excluindo qualquer configuração de potência/empuxo de emergência.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 34: requisitos para drenagem de combustível e emissões de escapamento de aviões com motores a turbina. Brasília, 2013. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC34EMD04.PDF.
Fonte2
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Committee on aviation environmental protection: seventh meeting: Montreal 5-16 february 2007: report. Montreal, 2007. (Doc. 9886)
Nota adicional1
Sigla em Inglês: RO.
Nota adicional2
1.2.3.6 A definição atual de "rated output" (potência de saída nominal) incluía a expressão " maximum power/thrust available for take-off" (potência máxima/empuxo disponível para decolagem) e não era o parâmetro correto para este objetivo. Em primeiro lugar, a potência/empuxo instalada não era um parâmetro certificado, pois incluía deduções do empuxo nominal para efeitos de instalação, como o arrasto de nacele e os requisitos de energia da aeronave. Em segundo lugar, quando um motor era aprovado com uma capacidade adicional de empuxo de emergência, não era necessário realizar o teste no empuxo superior. Na prática, o empuxo de decolagem nominal certificado (ou desinstalado) sempre foi usado para a certificação das emissões. Além disso, todos os motores afetados pelo Anexo eram motores turbo-jato ou turbofan, a saída desses motores sempre foi medida em termos de empuxo, e "thrust" (empuxo) deve ser usado ao invés de "output" (potência de saída) em todo o Anexo. Foi, portanto, desenvolvida uma nova definição.
Subárea1
Motores
Related Term
empuxo nominal
Inglês
rated output