Português/Inglês
<< saída de emergência | saída padrão por instrumentos | sala de tráfego >>
Back to: "S"saída padrão por instrumentos
- Definição1
- Rota de saída por instrumentos que conecta o aeródromo, ou uma pista específica de um aeródromo com um ponto significativo, normalmente em uma rota ATS, no qual a fase em rota do voo possa ser iniciada.
- Fonte1
- TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
- Fonte2
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Glossário do Núcleo de Letras e Proficiência Linguística. [Rio de Janeiro], [200-].
- Fonte3
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CIRCEA 100-54: padronização da elaboração de procedimentos de navegação aérea. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3627. Acesso em: 16 ago. 2011.
- Fonte4
- AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. IS 91-001: aprovação de aeronave e operadores para condução de operações PBN. Aprovação de aeronaves e operadores para condução de operações PBN. Brasília, 2012. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IS91-001C.PDF. Acesso em: 06 mai. 2016.
- Nota adicional1
- Sigla em português: SID.
- Contexto
- Antes de iniciar o procedimento, os pilotos deverão assegurar que a capacidade de navegação RNAV da aeronave está disponível e operando corretamente, com as informações corretas de pista e procedimento de saída padrão por instrumentos a ser utilizado (incluindo qualquer transição em rota aplicável) devidamente carregadas no gerenciador de voo da aeronave e propriamente exibidas para o(s) piloto(s).
- Subárea1
- Controle de Tráfego Aéreo
- Related Term
- carta de chegada padrão por instrumentos
- carta de saída padrão por instrumentos
- chegada padrão por instrumentos
- Inglês
- standard instrument departure