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esteira de turbulência
Definição1
Onda de turbulência; fenômeno resultante da passagem da aeronave através da atmosfera; o termo inclui turbilhonamentos, turbulência dede correntes de jato, deslocamento de massa de ar das turbinas de um jato ou das hélices de uma aeronave, quer no solo quer no ar.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-37: serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3954. Acesso em: 06 ago. 2014.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 06/14: aproximações visuais e decolagens com separação visual para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR). Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://servicos.decea.gov.br/arquivos/publicacoes/107bacfa-8 871-445b-9e5c8df2a6f3b21e.pdf?CFID=017be123-6cec-47b3-adca-4 8992b66bf10&CFTOKEN=0. Acesso em: 15 maio 2014.
Fonte3
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-4: regras e procedimentos especiais de tráfego aéreo para helicópteros. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2553. Acesso em: 06 nov. 2014.
Nota adicional1
Os três efeitos básicos da esteira de turbulência sobre as aeronaves são: o balanço violento, a perda de altura ou de velocidade ascensional e os esforços de estrutura.
Nota adicional3
Helicópteros em operação de planeio (deslocamento aéreo) ou de taxiamento aéreo devem permanecer distantes de aeronaves classificadas como leves.
Nota adicional4
Helicópteros produzem vórtices que causam turbulência quando em voo, e há algumas evidências de que, por quilograma de massa bruta, tais vórtices são mais intensos do que aqueles produzidos pelas aeronaves de asa fixa.
Contexto
Os mínimos de separação da esteira de turbulência serão baseados no agrupamento dos tipos de aeronaves em três categorias de acordo com o peso máximo de decolagem certificado.
Toda aeronave gera esteira de turbulência durante o voo. Atualmente sabe-se que a esteira de turbulência é causada por um par de vórtices contra rotativos gerados nas pontas das asas. Os vórtices de aeronaves de maior porte representam um problema para aeronaves de menor porte.
Subárea1
Controle de Tráfego Aéreo
Inglês
wake turbulence
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