Português/Inglês
<< esteira carregadora | esteira de turbulência | estibordo >>
Back to: "E"esteira de turbulência
- Definição1
- Onda de turbulência; fenômeno resultante da passagem da aeronave através da atmosfera; o termo inclui turbilhonamentos, turbulência dede correntes de jato, deslocamento de massa de ar das turbinas de um jato ou das hélices de uma aeronave, quer no solo quer no ar.
- Fonte1
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-37: serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3954. Acesso em: 06 ago. 2014.
- Fonte2
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. AIC-N 06/14: aproximações visuais e decolagens com separação visual para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR). Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://servicos.decea.gov.br/arquivos/publicacoes/107bacfa-8 871-445b-9e5c8df2a6f3b21e.pdf?CFID=017be123-6cec-47b3-adca-4 8992b66bf10&CFTOKEN=0. Acesso em: 15 maio 2014.
- Fonte3
- DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
- Fonte4
- BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-4: regras e procedimentos especiais de tráfego aéreo para helicópteros. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2553. Acesso em: 06 nov. 2014.
- Nota adicional1
- Os três efeitos básicos da esteira de turbulência sobre as aeronaves são: o balanço violento, a perda de altura ou de velocidade ascensional e os esforços de estrutura.
- Nota adicional3
- Helicópteros em operação de planeio (deslocamento aéreo) ou de taxiamento aéreo devem permanecer distantes de aeronaves classificadas como leves.
- Nota adicional4
- Helicópteros produzem vórtices que causam turbulência quando em voo, e há algumas evidências de que, por quilograma de massa bruta, tais vórtices são mais intensos do que aqueles produzidos pelas aeronaves de asa fixa.
- Contexto
- Os mínimos de separação da esteira de turbulência serão baseados no agrupamento dos tipos de aeronaves em três categorias de acordo com o peso máximo de decolagem certificado.
- Toda aeronave gera esteira de turbulência durante o voo. Atualmente sabe-se que a esteira de turbulência é causada por um par de vórtices contra rotativos gerados nas pontas das asas. Os vórtices de aeronaves de maior porte representam um problema para aeronaves de menor porte.
- Subárea1
- Controle de Tráfego Aéreo
- Inglês
- wake turbulence
- Imagem
Esteira de turbulência.
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Wake_turbulence#/media/File:Airplane_vortex_edit.jpg