APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< operador de aeronave | organização de aviação civil internacional | organização meteorológica mundial >>
Back to: "O"

organização de aviação civil internacional
Definição1
A Organização da Aviação Civil Internacional, também conhecida por sua sigla em inglês, ICAO (International Civil Aviation Organization), é uma agência especializada das Nações Unidas criada em 1944 com 191 Estados Membros. Sua sede permanente fica na cidade de Montreal, Canadá. Seus principais objetivos são o desenvolvimento dos princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Glossário do curso Universal Safety Oversight Audit Programme: Continuous Monitoring Approach (USOAP CMA). Rio de Janeiro, 2015.
Nota adicional1
Sigla em português: OACI.
Nota adicional2
Assembleia da OACI: Trata-se do órgão soberano da OACI composto por todos os Estados Signatários. Reúne-se a cada três anos e analisa em detalhes o trabalho da Organização e define a política para os próximos anos. Também vota um orçamento trienal.
Nota adicional3
Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional: O Conselho é o órgão permanente da OACI, responsável perante a Assembleia, composto por 36 Estados Contratantes eleitos pela Assembleia para mandato de três anos.
Nota adicional4
Secretariado da OACI: O Secretariado, dirigido por um Secretário-geral, está dividido em cinco divisões principais: Escritório de Navegação Aérea, Escritório de Transporte Aéreo, Escritório de Cooperação Técnica, Escritório Jurídico e Escritório de Administração e Serviços. A fim de que o trabalho do Secretariado reflita uma perspectiva verdadeiramente internacional, pessoal qualificado é recrutado com base na variedade geográfica.
Subárea1
Agências relacionadas à Aviação
Inglês
international civil aviation organization