APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "V"

variação
Sinônimos - Português
declinação magnética
Definição1
1. Diferença angular num ponto dado entre o norte verdadeiro e o norte magnético, expressa como o número de graus em que o norte magnético é deslocado este ou oeste a partir do norte verdadeiro. É o ângulo a ser adicionado algebricamente às direções verdadeiras para se obter as direções magnéticas. 2. Ângulo horizontal contido entre o meridiano magnético e o meridiano geométrico e é também chamado de declinação magnética. A declinação, contudo, está sujeita a pequenas variações no decorrer do dia, primeiro para este e depois para oeste. Estas pequenas variações são chamadas de variações magnéticas. Há além disto, a variação secular que é aquela que se estende por um longo período.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas IFR. Rio de Janeiro, 2014.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
10.6.4 DECLINAÇÃO MAGNÉTICA 10.6.4.1 As linhas isogônicas serão apresentadas em linhas tracejadas e a variação será colocada, sempre que possível, em três posições ao longo da linha: início, meio e fim. 10.6.4.2 A variação colocada no centro da linha poderá ser deslocada, para não ser confundida com outra informação aeronáutica mais importante.
Subárea1
Navegação Aérea
Related Term
declinação
variação magnética
variação secular
Inglês
variation
Imagem

 Variação.

Variação.

Fonte: FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION. Helicopter flying handbook (FAA-H8083-21A). Washington, DC: FAA, 2012.