APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

competência
Definição1
A combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a realização de uma tarefa segundo um parâmetro estabelecido.
Fonte1
Tradução Livre. INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Training development guide: competency-based training methodology. Montreal: ICAO, 2011. (Doc 9941).
Definição2
Capacidade de se fazer algo, obtendo-se um determinado desempenho e atingindo um resultado esperado. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessários ao alcance das metas estabelecidas
Fonte2
Instrução Normativa n. 032, de 25 de novembro de 2009. Estabelece a Política de Capacitação e Desenvolvimento dos Servidores da Agência Nacional de Aviação Civil ou que nela tenham exercício. Boletim de Pessoal e Serviço (ANAC), V.4, n.48, anexo, 27 nov. 2009. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/IN2009-0032.PDF. Acesso em: 01 set. 2015.
Fonte3
BRASIL. Presidência da República. Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decr eto/D5707.htm. Acesso em: 01 set. 2015.
Contexto
Art. 2o Para os fins deste Decreto, entende-se por:   I - capacitação: processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais;   II - gestão por competência: gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição; e   III - eventos de capacitação: cursos presenciais e à distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos, que contribuam para o desenvolvimento do servidor e que atendam aos interesses da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Subárea1
Capacitação
Inglês
competency