APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "E"

elevação
Definição1
(a) Altura de um ponto qualquer da superfície da terra; (b) ângulo entre o plano horizontal do observador e a linha oblíqua do observador ao ponto considerado (abreviação para ângulo de elevação).
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011. ABNT
Definição2
Distância vertical (H) de um ponto ou nível sobre a superfície terrestre ou fixado a esta superfície, medida a partir do nível médio do mar.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas VFR. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=4015. Acesso em: 11 mai. 2016.
Nota adicional1
Será indicada, na margem da carta, a elevação (em pés) do ponto mais alto encontrado na área abrangida, além da sua posição geográfica, com uma margem de erro de +/- 5', conforme figura.
Nota adicional2
Sigla em inglês: ELEV.
Nota adicional3
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
As curvas de nível serão representadas. A equidistância das curvas será fixa, de 330 em 330 pés. Quando houver a necessidade de informar alguma elevação característica do terreno, que não possa ser identificada dentro do intervalo estipulado, esta será representada.
Subárea1
Informações Aeronáuticas
Subárea2
Cartografia Aeronáutica
Related Term
elevação do aeródromo
Inglês
elevation
Imagem

 Imagem 42 - Indicação do ponto mais elevado.

Imagem 42 - Indicação do ponto mais elevado.

Fonte: BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas VFR. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=4015. Acesso em: 03 set. 2014.

 Elevação.

Elevação.

Fonte: KUMAR, Bharat (ed.). An illustrated dictionary of aviation. New York: McGraw-Hill, c2005. 752 p.