APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< inclinação da pista | incursão em pista | índia >>
Back to: "I"

incursão em pista
Definição1
Toda ocorrência em aeródromo constituída pela presença incorreta de aeronave, veículo ou pessoa na zona protegida de uma superfície designada para o pouso ou para a decolagem de uma aeronave. NOTA: Para efeito de RI, considera-se zona protegida a própria pista ou a parte nivelada de uma faixa de pista, a zona livre de obstáculo na área de manobras, principalmente nos pontos de espera e nas vias destinadas aos veículos terrestres.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 63-25: preservação e reprodução de dados de revisualizações e comunicações ATS. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3521. Acesso em: 16 ago. 2011.
Fonte2
HIPARC GEOTECNOLOGIA. Alertas de segurança operacional ASO-03-2015-Pag 1; 12-MAR-15. Disponível em http://www.hiparc.com.br/index.html. Acesso em 17 mar. 2015.
Nota adicional1
Um "incidente de superfície" é um movimento não autorizado ou não aprovado dentro da área de movimento, que não seja classificado como incursão em pista, mas que seja associado com a operação de uma aeronave e que afete ou possa afetar a segurança de voo.
Nota adicional2
Fontes de eventos de incursões de pista: Incidentes operacionais: Ação de um Controlador de Tráfego Aéreo que resulte em separação inferior aos mínimos entre duas ou mais aeronaves, iu entre aeronaves e obstáculos (veículos, equipamentos, pessoas ou pistas), ou autorização de decolagem e pouso em uma pista fechada. Desvios da tripulação: Ação d eum piloto que viola as Regras da Aviação. Exemplo: Um piloto cruza uma pista sem autorização quando taxiando em direção ao Gate. Desvios de pedestres e veículos: Pedestres ou veículos que adentram em qualquer parte da área de movimento (pistas de pouso e decolagem e pistas de táxi) sem autorização do controle de tráfego aéreo ou equivalente.
Nota adicional3
Categorias de incursão em pista: Acidente: incursão em pista que resultou em uma colisão entre aeronaves/pessoas/veículos/objetos. Categoria A: incidente sério em que a colisão foi evitada por pouco. Categoria B: incidente em que a separação entre as aeronaves diminuiu e existe um potencial significativo de colisão que pode resultar em um tempo reduzido para uma resposta corretiva ou evasiva para evitar a colisão. Categoria C: incidente caracterizado por um tempo maior para a ação corretiva ou evasiva. Categoria D: incidente que satisfaz a definição de incursão em pista, mas sem necessidade de ação corretiva.
Nota adicional4
Sigla em inglês: RI.
Subárea1
Segurança da Aviação/Operacional
Inglês
runway incursion