APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

combustor
Sinônimos - Português
queimador; bico de gás; griseta; lamparina
Definição1
Num motor a jato, é o dispositivo que tem por função injetar combustível dentro do sistema de combustão, na forma de uma aspersão vaporizada ou atomizada, a fim de garantir sua rápida queima; neste sentido, o bico queimador é também chamado de spray nozzle.
Fonte1
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Definição2
Dispositivo para injetar um borrifo de combustível dentro da câmara de combustão,podendo ser de tipo orifício fixo ou variável. Na prática americana, o termo pode-se referir a toda a câmara de combustão.
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15971-4: aeronáutica – vocabulário – parte 4: propulsão aeronáutica. Rio de Janeiro, 2011. 44 p.
Contexto
(a) Se forem utilizados queimadores para fornecer os meios de sustentação, o sistema deve ser projetado e instalado de modo a não criar perigo de fogo. (b) Deve haver proteções contra fogo e alta temperatura para os ocupantes e as partes adjacentes às chamas dos queimadores. (c) Deve haver controles, instrumentos, ou outros equipamentos essenciais para o controle e operação seguros do aquecedor. Deve ser demonstrado que estes meios são capazes de desempenhar suas funções pretendidas durante operações normais e de emergência. (d) O sistema de queima (incluindo as unidades de queima, controles, linhas de combustível, células de combustível, reguladores, válvulas de controle, e outros elementos relacionados) deve estar substanciado por um ensaio de durabilidade de pelo menos 40 horas. Cada elemento do sistema deve ser instalado e ensaiado simulando o uso e a instalação real no balão.
Subárea1
Motores
Inglês
burner