APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< aeroporto alternativo | aeroporto internacional | aerostação >>
Back to: "A"

aeroporto internacional
Definição1
Todo aeródromo designado pelo Estado brasileiro e inscrito junto à Organização Internacional de Aviação Civil, como um aeródromo de entrada e saída de tráfego aéreo internacional, onde são satisfeitas as formalidades de alfândega, de polícia de fronteira, de saúde pública, de quarentena agrícola e animal e demais formalidades análogas.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Aeroporto designado pelo Estado brasileiro como um aeródromo de entrada e saída de tráfego aéreo internacional, onde são satisfeitas as formalidades de alfândega, de polícia de fronteira, de saúde pública, de quarentena agrícola e animal e demais formalidades análogas.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica: RBHA n. 129: operação de empresas estrangeiras que têm como objetivo o transporte aéreo público no Brasil (operations of foreign air carriers within Brazil). Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBHA129CONSOLIDADO.PDF. Acesso em: 11 mai. 2016.
Definição3
Aeroporto designado como portão de entrada ou saída para o tráfego aéreo internacional, onde são efetuados trâmites aduaneiros, de imigração, de saúde pública, quarentena de animais e plantas e procedimentos similares.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Resolução n. 063, de 26 de novembro de 2008. Aprova o Programa Nacional de Instrução em Segurança da Aviação Civil - PNIAVSEC. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Seção 1, p.25, 27 nov. 2008. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2011.
Contexto
Toda aeronave proveniente do exterior, com destino ao Brasil ou em trânsito, deve fazer o primeiro pouso e a última decolagem em aeroporto internacional.
Subárea1
Infraestrutura Aeroportuária
Related Term
aeroporto
Inglês
international airport
Imagem

 Foto aérea do Aeroporto Internacional George Bush, um aeroporto internacional em Houston.

Foto aérea do Aeroporto Internacional George Bush, um aeroporto internacional em Houston.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:IAH_Aerial.jpg