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efeito solo
Sinônimos - Português
colchão de ar
Definição1
Efeito de solo significa o aumento de sustentação produzido pela reação ao deslocamento do ar quando uma aeronave paira ou se desloca próximo ao solo.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Situação de aumento de desempenho (sustentação) devido à interferência da superfície com o padrão do fluxo de ar oriundo do sistema de rotor, quando um helicóptero está operando perto do solo.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-4: regras e procedimentos especiais de tráfego aéreo para helicópteros. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=2553. Acesso em: 06 nov. 2014.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica: RBHA n. 103A: veículos ultraleves. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBHA103A-CONSOLIDADO.PD F. Acesso em: 16 mai. 2016.
Nota adicional1
Para a maioria dos helicópteros, a eficácia do rotor é aumentada pelo efeito do solo até uma altura de cerca de um diâmetro de rotor.
Contexto
Procedimentos de precaução e emergência apropriados, incluindo as medidas que devem ser adotadas para evitar zonas de condições meteorológicas perigosas ou de esteira de turbulência; efeito de solo; e outros riscos operacionais.
Subárea1
Aerodinâmica
Inglês
ground effect
Imagem

 Efeito solo atuando sobre um Mooney no momento do pouso.

Efeito solo atuando sobre um Mooney no momento do pouso.

Fonte: http://ca.wikipedia.org/wiki/Fitxer:Ground_effect_of_a_landing_aircraft.jpg

 Os padrões de circulação do ar mudam ao pairar fora do efeito de solo (OGE) e ao pairar no efeito de solo (IGE).

Os padrões de circulação do ar mudam ao pairar fora do efeito de solo (OGE) e ao pairar no efeito de solo (IGE).

Fonte: https://faasafety.gov/files/gslac/FTB/Helicopter%20Aerodynamics/Fig3-5.JPG