APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "R"

rolamento
Sinônimos - Português
rolagem
Definição1
Rotação parcial ou completa de uma aeronave em torno do seu eixo longitudinal.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Definição2
1 Movimento de um avião ao redor de seu eixo longitudinal. Na orientação de uma aeronave em relaçao ao solo, este movimento é o que se efetua em terceiro lugar em redor do eixo longitudinal para levar os outros dois eixos a sua posição definitiva; o ângulo girado nesse movimento é o ângulo de rolamento. 2 Em pára-quedismo, denomina-se rolamento ao movimento pendular do pára-quedista que pode ocorrer durante a descida, em geral provocado pelo vento ou pelas diferenças de pressão da atmosfera. 3 Qualquer mecanismo destinado a reduzir a fricção entre peças móveis e também fornecer um meio de substituição relativamente barata das peças, de tal modo a não necessitar a eliminação de outras mais caras após o desgaste por fricção. O rolamento pode ser de esferas, de rodetes, de cilindros, etc.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (BRASIL). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010.
Nota adicional1
A rotação completa também é conhecida como tonneau.
Contexto
Esses sistemas devem responder a movimentos abruptos do piloto nos comandos de rolamento, arfagem e guinada dentro de, no máximo, 150 milissegundos, mas não antes do tempo em que o avião responderia nas mesmas condições.
Inglês
roll