APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "G"

guinada
Sinônimos - Português
guinagem
Definição1
Ato ou efeito de guinar, isto é, desviar lateralmente o avião da sua rota, seja para a direita ou para a esquerda. Esse movimento é estabelecido em torno do eixo vertical do avião.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Dicionário de termos técnicos. 3. ed. São Paulo: Traço, 1980. 948 p. (Coleção Aeroespacial; t. 2.)
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Direção. Resolução n. 318, de 14 de maio de 2014. Aprova condição especial para o avião EMB-550, aplicável a assentos orientados transversalmente, de simples e múltipla ocupação, com ou sem incorporação de sistema airbag. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 16 maio 2014, Seção 1, p. 03. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RA2014-0318.PDF. Acesso em: 16 maio 2014.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 29 abr. 2015.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
(2) A ação corretiva do piloto pode ser assumida como iniciando-se no momento em que é atingida a velocidade máxima de guinada, mas não antes de 2 segundos após a falha do motor. A magnitude da ação corretiva pode ser baseada nas forças de controle do RBAC 23, exceto que podem ser consideradas forças menores se for demonstrado, por análise ou por ensaio, que com essas forças é possível controlar a guinada e o rolamento resultante da condição de falha de motor estabelecida.
Subárea1
Aerodinâmica
Related Term
amortecedor de guinada
Inglês
yaw
Imagem

 Movimentos de arfagem, de rolamento e de guinada ao longo dos eixos lateral, longitudinal e vertical, respectivamente.

Movimentos de arfagem, de rolamento e de guinada ao longo dos eixos lateral, longitudinal e vertical, respectivamente.

Fonte: http://www.faa.gov/regulations_policies/handbooks_manuals/aviation/pilot_handbook/media/PHAK%20-%20Cover-Preface.pdf