APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "P"

pista de táxi
Sinônimos - Português
pista de rolagem; área de rolamento
Definição1
Trajetória definida em um aeródromo em terra, estabelecida para táxi de aeronaves e com a função de oferecer uma ligação entre as partes do aeródromo, incluindo: - Pista de Táxi e Acesso ao Estacionamento de Aeronaves. Parcela de um pátio de aeronaves com a função de oferecer uma circulação completa de táxi através do pátio de aeronaves. - Pista de Táxi de Pátio. Parcela de um sistema de pistas de táxi localizada em um pátio de aeronaves com a função de oferecer uma circulação completa de táxi através do pátio de aeronaves. - Pista de Táxi de Saída Rápida. Pista de táxi conectada a uma pista de pouso e decolagem em um ângulo agudo e projetada paa permitir que aeronaves em pouso saiam da pista em velocidades mais altas do que em outras pistas de táxi de saída e, dessa forma, minimizando o tempo de ocupação da pista de pouso e decolagem.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
1 Trajetória definida num aeroporto terrestre, selecionada e preparada para o uso do táxi de aeronave para ir ou vir da pista de pouso e decolagem.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Contexto
NOTA - Será necessário considerar uma linha de visão desobstruída sobre todo o comprimento de uma única pista de pouso e decolagem, quando não houver uma pista de táxi paralela ao longo de toda a pista de pouso e decolagem.
Subárea1
Infraestrutura Aeroportuária
Related Term
faixa de pista de táxi
interseção de pistas de táxi
pista de táxi de saída rápida
Inglês
taxiway
Imagem