APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< altitude | altitude-densidade | altitude absoluta >>
Back to: "A"

altitude-densidade
Definição1
a) densidade atmosférica expressa como a altitude que corresponde àquela densidade na atmosfera padrão internacional b) altitude expressa em unidade de densidade e correspondente à densidade na atmosfera padrão internacional àquela altitude.
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011.
Definição2
Altitude quando determinada pela altitude-pressão e temperatura ambiente existentes. Na atmosfera padrão, a altitude-densidade e a altitude-pressão são iguais. Para uma dada altitude-pressão, quanto mais alta a temperatura, maior a altitude-densidade.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 061-1003: verificação de perícia para concessão de licenças e habilitações. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC061_1003.pdf. Acesso em: 29 abr. 2015.
Nota adicional1
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Contexto
Decolagem corrida / de máximo desempenho a) o examinando deve realizar uma decolagem corrida. Esta manobra é utilizada quando se necessita decolar sem que o helicóptero tenha potência suficiente para fazer um voo pairado a 5ft de altura, devido à altitude-densidade e peso bruto elevado, somado a outros fatores que possam afetar a potência disponível.
Subárea1
Meteorologia
Inglês
density altitude