APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "H"

hélice
Definição1
Dispositivo para propelir aeronaves que possui pás fixadas a um eixo movido por um motor e que, quando girando, produz por sua ação sobre o ar uma tração aproximadamente perpendicular ao seu plano de rotação. Inclui componentes de controle normalmente fornecidos pelo seu fabricante, mas não inclui rotores principais e auxiliares de aeronaves de asas rotativas, assim como aerofólios rotativos (palhetas) de motores.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
É um sólido constituído por um ou mais conjuntos de aerofólios, chamados pás, dispostos radialmente a partir de uma parte central (cubo), suscetíveis, por suas reações sobre o ar ambiente, de transformar a energia de rotação do eixo do motor em energia propulsiva.
Fonte2
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15971-4: aeronáutica – vocabulário – parte 4: propulsão aeronáutica. Rio de Janeiro, 2011. 44 p.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (BRASIL). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Emenda 001. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 06 mai. 2016.
Contexto
Para aviões com motores turboélice, o indicador de posição das pás da hélice deve iniciar as indicações quando a pá tiver se movido abaixo da posição de passo mínimo de voo.
Subárea1
Estrutura da Aeronave
Inglês
propeller
Imagem

 Hélices de um Hércules C4 da Força Aérea Real.

Hélices de um Hércules C4 da Força Aérea Real.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hercules.propeller.arp.jpg