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altitude de decisão
D1:
Em referência à operação de aeronaves, significa uma altitude específica em um procedimento de aproximação por instrumentos, na qual o piloto deve decidir se inicia imediatamente um procedimento de aproximação, caso não tenha avistado uma referência visual requerida, ou se prossegue na aproximação para pouso.
F1:
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
D2:
Altitude especificada em uma aproximação de precisão, na qual deve ser iniciado um procedimento de aproximação perdida, caso não seja estabelecida a referência visual exigida para continuar a aproximação e pousar.
F2:
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
D3:
Altitude específica na aproximação de precisão, na qual deve ser iniciada uma aproximação perdida caso não seja estabelecida a referência visual para continuar a aproximação e pousar.
F3:
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3208: instruções referentes à concessão da qualificação de operação ILS CAT II para pilotos. Rio de Janeiro, 1986. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3208.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
D4:
Altitude específica na qual o piloto deve decidir, em um procedimento de aproximação por instrumentos, se inicia imediatamente um procedimento de aproximação perdida (arremetida), caso não tenha uma referência visual, ou, tendo obtido a referência visual exigida, se prossegue na aproximação para pouso.
F4:
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: http://www.decea.gov.br/cnsatm/glossario. Acesso em: 23 mar. 2012.
NA1:
A DA é expressa em pés acima do nível médio do mar. [F1]
NA2:
A referência visual exigida significa aquela parte dos auxílios visuais ou da área de aproximação que tenha estado à vista durante tempo suficiente para permitir que o piloto faça uma avaliação da posição da aeronave e seu deslocamento, em relação à trajetória de voo desejada. [F2]
SA:
Aeronavegabilidade
BT:
altitude
FRA:
altitude de décision