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hélice
D1:
Dispositivo para propelir aeronaves que possui pás fixadas a um eixo movido por um motor e que, quando girando, produz por sua ação sobre o ar uma tração aproximadamente perpendicular ao seu plano de rotação. Inclui componentes de controle normalmente fornecidos pelo seu fabricante, mas não inclui rotores principais e auxiliares de aeronaves de asas rotativas, assim como aerofólios rotativos (palhetas) de motores.
F1:
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
D2:
É um sólido constituído por um ou mais conjuntos de aerofólios, chamados pás, dispostos radialmente a partir de uma parte central (cubo), suscetíveis, por suas reações sobre o ar ambiente, de transformar a energia de rotação do eixo do motor em energia propulsiva.
F2:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15971-4: aeronáutica – vocabulário – parte 4: propulsão aeronáutica. Rio de Janeiro, 2011. 44 p.
F3:
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (BRASIL). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 135: requisitos operacionais: operações complementares e por demanda. Emenda 001. Brasília, 2010. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/rbac/RBAC135EMD03.pdf. Acesso em: 06 mai. 2016.
CONT1:
Para aviões com motores turboélice, o indicador de posição das pás da hélice deve iniciar as indicações quando a pá tiver se movido abaixo da posição de passo mínimo de voo.
SA:
Estrutura da Aeronave
FRA:
hélice
IMG:

 Hélices de um Hercules C4 da Força Aérea Real.

Hélices de um Hercules C4 da Força Aérea Real.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Hercules.propeller.arp.jpg