APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

aeródromo de alternativa
Sinônimos - Português
alternativa
Definição1
Aeródromo no qual uma aeronave pode pousar, caso o pouso no aeródromo previsto como aeródromo de destino se torne impossível ou desaconselhável.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Aeródromo para o qual uma aeronave poderá prosseguir, quando for impossível ou desaconselhável dirigir-se para ou efetuar o pouso no aeródromo de destino previsto; existem os seguintes tipos de aeródromo de alternativa: a) aeródromo de alternativa pós-decolagem: aeródromo no qual uma aeronave pode pousar, logo após a decolagem, se for necessário, caso não seja possível utilizar o aeródromo de saída; b) aeródromo de alternativa em rota: aeródromo no qual uma aeronave pode pousar, caso ocorram condições anormais ou de emergência em rota; c) aeródromo de alternativa de destino: aeródromo para o qual uma aeronave pode prosseguir, quando for impossível ou desaconselhável pousar no aeródromo de destino previsto.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição3
(1) Aeródromo dotado das facilidades essenciais mínimas para utilização: a) em emergência; b) quando os aeródromos de desdobramento estiverem fora de ação; c) conforme necessário para atender à flexibilidade tática; 2. aeródromo especificado no plano de voo, para o qual a aeronave pode prosseguir quando o pouso no aeródromo de destino se torna desaconselhável.
Fonte3
ANTAS, Luíz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota adicional1
O aeródromo de partida poderá também ser designado como o aeródromo de alternativa em rota ou o aeródromo de alternativa de destino de um voo. [F2]
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Broader Term
aeródromo
Narrower Term
aeródromo de alternativa de destino
aeródromo de alternativa de rota
aeródromo de alternativa em rota ETOPS
Espanhol
aeródromo alterno