APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "M"

marcador
Sinônimos - Português
baliza
Definição1
Objeto instalado acima do nível do solo, destinado a indicar um obstáculo ou definir um limite.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Objeto destinado a reduzir o perigo às aeronaves pela indicação da presença de um obstáculo ou pela definição da forma geral do objeto, comumente utilizado em rede elétrica suspensa, cabos aéreos ou estruturas similares.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Portaria nº 256/GC5, de 13 de maio de 2011. Dispõe sobre as restrições relativas às implantações que possam afetar adversamente a segurança e a regularidade das operações aéreas, e dá outras providências. Disponível em: http://www.decea.gov.br/wp-content/uploads/2011/05/porta256. pdf. Acesso em: 11 maio 2012.
Definição3
(1) Cone pintado, círculo maciço ou disco que indica o limite da área disponível para pouso num aeródromo; (2) objetos utilizados durante o dia para sinalizar obstáculos ou para comunicar informações aeronáuticas, excetuando os indicadores de direção de pouso, os indicadores de direção de vento e as bandeiras.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Espanhol
baliza
Imagem