APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< sistema de navegação de longo alcance | sistema de navegação eletrônica de longo alcance | sistema de navegação inercial >>
Back to: "S"

sistema de navegação eletrônica de longo alcance
Sinônimos - Português
LORAN
Definição1
Sistema de navegação eletrônica de grande alcance que utiliza a diferença de tempo entre os pulsos das transmissões de duas ou mais estações fixas.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil. Rio de Janeiro, 1989.
Definição2
(1) Determinação da posição de uma aeronave através de equipamento eletrônico que mede a diferença de tempo entre sinais recebidos de duas estações transmissoras sincronizadas; as informações são apresentadas por tubos de raios catódicos e as posições são obtidas por duas leituras em duas diferentes séries; (2) sistema de navegação com radar de grande alcance, que utiliza a divergência do tempo de transmissão de um tipo técnico de impulso para determinar as distâncias a duas ou mais estações, em cujas proximidades as aeronaves ou navios de superfície, por este meio, determinam sua posição.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
Unidade de navegação eletrônica aprovada para utilização sob as regras de voo por instrumentos como meio primário de navegação, e que tenha pelo menos uma fonte de informações de navegação, tal como um sistema de navegação inercial, um sistema de posicionamento global, Omega/VLF ou Loran C.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Nota linguística
LORAN é sigla do inglês: long range navigation.
Espanhol
sistema de navegación aérea de larga distancia