APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "N"

nível de voo
Definição1
Nível de pressão atmosférica constante relativo ao nível de pressão atmosférica de 1.013,2 hPa (29,92 pol Hg); é indicado pelas letras FL (Flight Level) seguidas de 3 dígitos referentes às centenas de pés; por exemplo: FL 060 representa a indicação barométrica do altímetro de 6.000 ft, e FL 255 representa 25.500 ft.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Superfície de pressão atmosférica constante, relacionada com a referência de pressão de 103,2 hectopascais (nível médio do mar) e que está separada de outras superfícies análogas por determinados intervalos de pressão. Ver NOTAS 1 e 2.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição3
Superfície de pressão atmosférica constante, relacionada com a referência de pressão de 103,2 hectopascais (nível médio do mar) e que está separada de outras superfícies análogas por determinados intervalos de pressão; por exemplo, a FL 200 corresponde a uma altitude de 20 mil pés, ou seja, aproximadamente 6.100 metros.
Fonte3
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição4
Superfícies de pressão atmosférica constante, relacionadas com determinada referência de pressão de 1013,2mb ou 29,92 polegadas de mercúrio, e que estão separadas por determinados intervalos de pressão.
Fonte4
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota adicional1
O altímetro de pressão, calibrado de acordo com a atmosfera padrão, indicará: (a) altitude - quando ajustado para "ajuste de alçtímetro" (QNH); (b) altura - quando ajustado para "ajuste a zero" (QFE); e (c) nível de voo - quando ajustado para a pressão de 1013.2 hectopascais (QNE). [F2]
Nota adicional2
Os termos "altura" e "altitude", usados na NOTA 1, referem-se a alturas e altitudes altimétricas em vez de geométricas. [F2]
Contexto
No evento de uma falha de comunicações entre as unidades ATS envolvidas, uma decolagem será autorizada apenas se for possível para a aeronave atingir seu nível de voo 15 minutos antes do ponto de transferência de controle.
Espanhol
nivel de vuelo