APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< zona franca | zona livre de obstáculos | zona perigosa >>
Back to: "Z"

zona livre de obstáculos
Sinônimos - Português
superfície livre de obstáculos
Definição1
Espaço aéreo acima da superfície de aproximação interna, das superfícies de transição internas, da superfície de pouso interrompido e da porção da faixa de pista ligada por essas superfícies, o qual não é penetrado por nenhum obstáculo fixo, que não seja um de pouca massa e montado em suporte frangível, necessário para fins de navegação aérea;
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 154: projeto de aeródromos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Superfícies aplicáveis aos aeródromos IFR Precisão, que têm por finalidade servir de limite aos auxílios à navegação, às aeronaves e a outros veículos autorizados a transitar nas proximidades da pista; dessas superfícies só podem sobressair os objetos montados sobre suportes frágeis de pequenas dimensões e extremamente necessários.
Fonte2
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição3
Área retangular sobre o solo ou a água, sob controle de autoridade competente e selecionada ou preparada como área disponível, sobre a qual uma aeronave possa efetuar parte de sua subida inicial até uma altura especificada.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronautica. MCA 10-4: glossário da Aeronáutica. Brasília, 2001. (Manual do Comando da Aeronáutica)
Definição4
Área retangular definida sobre terra ou sobre água, situada no prolongamento da pista no sentido da decolagem e sob o controle da Autoridade competente, designada ou preparada como zona adequada sobre a qual as aeronaves podem efetuar uma parte de subida inicial até uma altura especificada.
Fonte4
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota linguística
OFZ é sigla do inglês:obstacle free zone.
Contexto
(a) Os dados a seguir devem ser medidos ou descritos, conforme apropriado, para cada facilidade existente em um aeródromo: (1) pista de pouso e decolagem – azimute verdadeiro com precisão de um centésimo de grau, número de designação das cabeceiras, extensão, largura, localização da cabeceira recuada com precisão de um metro, declividade, tipo de superfície do pavimento, tipo e pista de pouso e decolagem e, para pistas de aproximação de precisão Categoria I, a existência de uma zona livre de obstáculos (OFZ), se houver;
Subárea
Infraestrutura Aeroportuária
Espanhol
zona despejada de obstáculos