APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< ajuste de altímetro | ajuste de altímetro [POR] | albedo >>
Back to: "A"

ajuste de altímetro [POR]
Definição1
Valor de pressão, em um dado momento e para o nível médio do mar, programado no altímetro de uma aeronave. O conhecimento deste valor possibilita a correta determinação da altitude desta aeronave quando de eventuais variações na pressão atmosférica.
Fonte1
REDE DE METEOROLOGIA DO COMANDO DA AERONÁUTICA. Glossário. In: ______. [Homepage REDEMET]. [Rio de Janeiro, RJ, 20-?]. Disponível em: < https://www.redemet.aer.mil.br/index.php?i=facilidades&p=glo ssario >. Acesso em: 11 dez. 2019.
Definição2
O valor da pressão para o qual a balança do altímetro de uma aeronave é determinada, de forma que ela indique a altitude de uma aeronave em relação ao nível do mar. [O altímetro é ajustado com a aeronave no chão.]
Fonte2
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Definição3
Pressão da estação em polegadas ou milibares, convertida para fazer com que o altímetro indique a elevação zero a uma altitude de 3 metros (10 pés) acima do nível médio do mar ou indique a elevação do aeródromo a 3 metros (10 pés) acima da pista. A conversão da pressão da estação para o nível médio do mar é feita de acordo com a atmosfera padrão da OACI.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Contexto
Os procedimentos APV/Baro-VNAV devem ser executados somente se uma fonte local de ajuste do altímetro estiver disponível e os ajustes sejam corretamente inseridos no altímetro da aeronave.
Related Term
ajustagem do altímetro
Espanhol
reglaje de altímetro