APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

advecção
Definição1
Transferência horizontal de qualquer propriedade da atmosfera, por exemplo temperatura e/ou umidade, através de movimentação de ar (vento).
Fonte1
REDE DE METEOROLOGIA DO COMANDO DA AERONÁUTICA. Glossário. In: ______. [Homepage REDEMET]. [Rio de Janeiro, RJ, 20-?]. Disponível em: < https://www.redemet.aer.mil.br/index.php?i=facilidades&p=glo ssario >. Acesso em: 11 dez. 2019.
Definição2
Processo pelo qual tem lugar uma transferência das propriedades de uma massa de ar, em virtude do campo de velocidades existentes na própria atmosfera.
Fonte2
NERY, Jonas Teixeira; CARFAN, Ana Claudia. Glossário de termos técnicos em Meteorologia e Climatologia. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
Definição3
Processo de transferência por movimento horizontal; aplica-se principalmente à transmissão do calor por meio do movimento horizontal do ar atmosférico. Massa de ar em movimento horizontal e a transferência de calor das latitudes baixas para as altas são exemplos típicos de advecção.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte4
BRASIL. Ministério da Defesa. Comando da Aeronáutica. Meteorologia. ICA 105-17: centros meteorológicos. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://publicacoes.decea.gov.br/. Acesso em: 13 dez. 2019.
Contexto
A carta de 850 hPa fornece a linha de advecção de ar quente, na qual pode ser feita a localização da área máxima de precipitação.
Related Term
advecção de temperatura ou umidade
advecção fria
advecção geostrófica
advecção por turbulência
advecção quente
Espanhol
advección