APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "N"

nervura
Definição1
Peças transversais da estrutura de uma asa (na fuselagem, são chamadas cavernas) destinadas a dar forma adequada à mesma ao se prender nelas o revestimento. Também servem para suportar e transmitir às longarinas os esforços cortantes e de compressão.
Fonte1
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição2
Qualquer membro de uma estrutura de aeroplano e que serve para o propósito de dar uma forma ou contorno externo específico à estrutura. Do ponto de resistência, tais membros usualmente adicionam rigidez e são frequentemente projetados para resistir à compressão bem como as cargas de cisalhamento. As nervuras são encontradas em membros tais como asas, elerões, profundores, quilhas, estabilizadores, etc.
Fonte2
DUTRA, Luiz Costa e Silva. Glossário aerotécnico: inglês-português. São Paulo: Traço, 1979. 469 p.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Superintendência de Aeronavegabilidade. MPR-900.04-004: equipamentos de aeronave e autorizações operacionais. Brasília, 2011. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/certificacao/MPR/Textos/MPR-900.04-0 04-P.pdf. Acesso em: 18 maio 2017.
Contexto
Conforme exemplos contidos no apêndice A do RBHA/RBAC 43 itens (b)(1)(x) e (xxv): (i) o reparo de até 2 nervuras adjacentes de uma asa é considerado pequeno reparo; (ii) a substituição de qualquer nervura de uma asa, desde que não seja uma nervura principal, é um pequeno reparo.
Espanhol
nervadura