APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

sistema anticolisão de bordo
Sinônimos - Português
sistema anticolisão de tráfego; sistema de alerta de tráfego e prevenção de colisões
Definição1
Sistema que utiliza interrogações e respostas de um radar transponder de bordo, provendo orientações de tráfego e, em alguns tipos, orientações de resolução para o piloto; é a denominação dada pela OACI para o TCAS.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Sistema instalado a bordo da aeronave baseado nos sinais dos “transponders” do radar secundário (SSR), Modo C ou Modo S, que funciona independentemente dos equipamentos instalados em terra, para proporcionar aviso ao piloto sobre possíveis conflitos entre aeronaves dotadas de “transpoder” SSR.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 102-5: endereçamento de aeronaves. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3525. Acesso em: 16 ago. 2011.
Definição3
Sistema instalado a bordo das aeronaves, que não depende de nenhum outro sistema de terra, cuja função primária é evitar a colisão entre aeronaves e que adverte o piloto sobre a existência de aeronaves nas proximidades que possam constituir risco de colisão.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição4
(1) Mais conhecido como TCAS, refere-se ao sistema que mostra ao piloto de um avião a posição relativa de outra aeronave voando nas proximidades, sempre que esta estiver com o transponder em funcionamento; em caso de ameaça de colisão, o sistema indicará de forma visual e sonora uma manobra de subida ou descida necessária para evitar a colisão; os sistemas dos aviões se comunicam de tal maneira que, se um avião receber ordem para subir, o outro receberá para descer ou manter o nível. (2) Sistema de bordo capaz de receber e processar informações transmitidas pelo transponder de outra aeronave (altitude, velocidade vertical, razão de subida, distância e azimute), com o objetivo de determinar a posição relativa entre as referidas aeronaves; em função da projeção das trajetórias calculadas pelo sistema, serão emitidos alertas para tomada de decisão; ACAS é o acrônimo equivalente normatizado pela OACI.
Fonte4
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Nota linguística
ACAS é sigla do inglês: airborne collision avoidance system; TCAS é sigla do inglês: traffic alert and collision avoidance system.
Espanhol
sistema anticolisión de a bordo
Imagem

 TCAS integrado en la pantalla de navegación (ND).

TCAS integrado en la pantalla de navegación (ND).

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Tcas_EU-Flysafe.jpg